13 de março de 2013

Sobre processo criativo

Meu processo criativo é completamente dionisíaco. Não há linearidade. Eu tento, porque a indisciplina me incomoda um pouco, mas, a verdade é que funciono bem na falta de regras pré-estabelecidas. De fato há outras regras. Regras internas, inconscientes, não combinadas, mas sinto que existe uma lógica criadora atuando em mim, que não deixa de existir quase nunca, independente do que eu faça. Então, quando vejo um filme, faço um almoço, leio um livro, converso despretensiosamente com alguém ou durmo, ainda assim, coisas acontecem e quando menos espero, um insight, uma ideia que parece muito mais elaborada do que pensei conscientemente. Durmo, sonho, mas ao mesmo tempo, "penso" de alguma forma, e tenho ideias e digo a mim mesma que preciso lembrar daquilo quando acordar, e lembro, e gosto das ideias. Talvez não devesse ir contra essa "natureza". Talvez devesse seguir esse fluxo e confiar que ele me levará aonde é o meu lugar.

2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário